Mês longo e ansiedade: existe alguma ligação?

3 minutos para ler

Sentir-se ansioso antes de um acontecimento importante é uma reação normal do ser humano, como uma entrevista de emprego, o nascimento de um filho, uma festa, por exemplo. Essa ansiedade normal serve para alertar o individuo que algo importante está prestes a acontecer. O problema está quando a ansiedade vai muito além disso, se tornando um distúrbio de ansiedade.

 Quando falamos de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), estamos falando da ansiedade excessiva que prejudica o dia a dia da pessoa que a tem. É um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle. Os sintomas de ansiedade duram por seis meses ou mais, acompanhado de inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e sono irregular. Porém, os sintomas podem variar de uma pessoa para outra.

Estudos apontam que 20% das mulheres e 8% dos homens apresentarão distúrbio de ansiedade em alguma fase da vida. O distúrbio de ansiedade também pode levar a desenvolver outras condições clinicas que precisam de tratamento distinto, como por exemplo: síndrome do pânico, estresse pós-traumático, estresse agudo, fobias específicas, fobia social e distúrbio obsessivo-compulsivo.

É importante ressaltar que o nível de ansiedade deve ser desproporcional aos acontecimentos do dia a dia, interferir na qualidade de vida e no seu desempenho familiar, pessoal e profissional do paciente para ser considerado um transtorno de ansiedade. Essa condição causa muito sofrimento ao individuo e pode afetar pessoas de todas as idades, principalmente as mulheres.

CONVIVENDO COM A ANSIEDADE

O distúrbio de ansiedade é desencadeado por desordens do sistema nervoso simpático, que libera no sangue quantidades excessivamente alta de hormônios envolvidos na reação de estresse.

Hoje em dia é possível conviver com esse distúrbio fazendo tratamentos com medicamentos específicos e psicoterapia que ajudam a melhorar a qualidade de vida e diminui os sintomas dessa doença.

O tratamento com remédios são realizados com antidepressivos ou ansiolíticos por tempo indeterminado e orientado pelo médico. A suspensão do remédio costuma ser prolongada por  seis a doze meses, contando após o desaparecimento dos sintomas. Em seguida, é preciso fazer um desmame diminuindo a dosagem do remédio, sempre sob prescrição médica.

ANSIEDADE COM OS MESES LONGOS

Não há nada comprovado que explique a relação entre ter o transtorno de ansiedade aumentado nos meses com mais dias. Quem sofre com essa doença, é ansioso todos os dias.

Mesmo pessoas que não possuem diagnóstico de ansiedade, ficam ansiosas para o mês chegar ao fim, principalmente quando são 31 dias. Essa ansiedade para iniciar outro mês pode estar relacionada ao dia do pagamento de salário, no qual todos nós ficamos muito ansiosos! Mas nada além do normal.

Enquanto sua ansiedade não atrapalhar outros aspectos da sua vida, não há com o que se preocupar.

E se você se identificou com os sintomas e comportamento de quem possui distúrbios de ansiedade, procure com urgência um médico psiquiatra e um psicólogo. Busque tratamento o quanto antes. Cuide da sua saúde!

Fontes: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/ansiedade-transtorno-de-ansiedade-generalizada/

Veja também: Você é ansioso?

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Ansiedade https://bvsms.saude.gov.br/ansiedade/#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20ansiedade%3F,qualquer%20contexto%20de%20perigo%2C%20etc. Acesso em: 08 de Agosto de 2019

Posts relacionados

Deixe um comentário