9 tipos de depressão mais conhecidos

5 minutos para ler

Depressão é um assunto que está ganhando mais visibilidade ao longo do tempo, pois muitas pessoas estão sendo diagnosticada com tal doença. Além de todo pré-conceito em cima da depressão ser entendida como “frescura” ou “falta de Deus”, existem vários tipos de depressão que desconhecemos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, mais de 10% da população mundial sofre com depressão.

Já é comprovada pela ciência que depressão é uma doença psiquiátrica crônica que abala o emocional dos indivíduos que a possui. A tristeza e o isolamento social não são os únicos sintomas de depressão. Inclusive, é possível ter essa doença sem ao menos apresentar tristeza. Por isso, existem diversos tipos de depressão e seus sintomas. Abaixo vamos aprender os tipos mais conhecidos.

EPISÓDIO DEPRESSIVO

É um período de tempo em que o individuo apresenta alterações de comportamento por mais ou menos 6 meses. Esses episódios podem apresentar: variação de humor, tristeza, falta de energia, falta de prazer, insônia ou muito sono, falta de apetite ou aumento, pensamento e movimentos lentos, humor deprimido, falta de vontade e iniciativa para coisas comuns.

DEPRESSÃO BIPOLAR

Existe a depressão tipo 1 (contém episódios de euforia) e o tipo 2 (episódios de euforia menos intensa). Fora do comportamento de euforia, os sintomas apresentados são iguais a qualquer episódio depressivo.

Momentos de euforia podem ser caracterizados por: hiperatividade, aumento na impulsividade e energia, falta de atenção, agitação, obsessão por focar em um só assunto, se ocupar com varias tarefas ao mesmo tempo.

DEPRESSÃO ATÍPICA

Essa depressão costuma vir ocorrer quando tem predomínio de falta de energia, cansaço, aumento do apetite e ganho de peso, problemas de relacionamentos, medo de rejeição, aumento excessivo de sono, tristeza e o humor apático. Os sintomas são mais leves do que a depressão maior e, normalmente, acomete adolescentes em sua maioria do sexo feminino.

DEPRESSÃO SAZONAL

Esse tipo de depressão costuma estar relacionada com o inverno, quando o individuo pode se sentir mais triste pela falta de sol. Em pais quentes como o Brasil são raríssimos esses casos. É mais comum acontecer em datas especiais, como o natal ou aniversário de ente que faleceu. Em momentos específicos do ano, as pessoas que sofrem de depressão sazonal passam a ter tristeza e os demais sintomas de depressão, mas não são prolongados.

DISTIMIA

A distimia é uma depressão em que a pessoa consegue levar a vida normalmente, porém, essa pessoa apresenta pessimismo, irritabilidade, negatividade, mau humor, isolamento social e possui uma má qualidade de vida.

O diagnóstico é mais difícil por ser facilmente confundido com mau humor e com o jeito da pessoa. Mas quando diagnosticado, o tratamento é feito através de medicação e costuma melhorar os sintomas.

TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR

O quadro de transtorno depressivo maior é apresentado após os 30 anos de idade, no qual o individuo apresenta os sintomas depressivos por mais de 6 meses, sendo um caso mais grave e podendo ter relação com fator genético. Ocorre uma alteração química no cérebro que pode ter como causa algum problema físico ou emocional.

DEPRESSÃO PÓS-PARTO

Acontece quando há queda brusca dos níveis hormonais na gestação que pode resultar em um quadro depressivo.

DEPRESSÃO PSICÓTICA

Apresenta tristeza e os demais sintomas comuns de quem tem depressão, porém, apresenta junto sintomas incomuns como delírios e alucinações (ouvem vozes depreciativas e veem vultos). Apesar de ser uma depressão muito grave, são raros os casos de depressão psicótica.

DEPRESSÃO DE FOCO ANSIOSO

Acontece quando a mesma pessoa tem ansiedade e depressão, podendo a ansiedade gerar depressão ou vice-versa. Assim como os outros tipos de depressão não tem causa confirmada, cada individuo apresenta seus motivos para desenvolver tais doenças psiquiátricas.

Os sintomas são: Alterações do apetite, insônia ou muito sono, cansaço, angustia, apreensão e desesperança, delírio, descontrole dos próprios pensamentos, dificuldade em se concentrar, perda de libido, dor e tensão muscular, falta de ar, hiperatividade, irritabilidade, medo, perda de memória, preocupação exagerada, mal estar, perda em fazer o que gosta, falta de prazer, tristeza.

Qualquer tipo de depressão deve ser avaliado e diagnosticado por um médico psiquiatra para que seja possível iniciar o tratamento da melhor forma para cada paciente.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Quais são os principais tipos de depressão?https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/quais-sao-os-principais-tipos-de-depressao/. Acesso em: 08 de Julho de 2019

Posts relacionados

2 thoughts on “9 tipos de depressão mais conhecidos

Deixe um comentário