O poder do elogio em nossa vida

2 minutos para ler

Imagine alguém de repente e do nada te elogiar sem motivo algum. Aposto que você vai ficar sem graça ou até mesmo rebater o elogio dizendo que não é aquilo que a pessoa falou. Esse é um hábito comum, pois nós não sabemos receber elogios e apenas dizer “obrigado”.

Vivemos em uma sociedade que cria padrões, que rebaixa o diferente e que tenta impregnar esse tipo de pensamento nas pessoas. Estamos acostumados a ser criticados e julgados e poucos possuem uma boa autoestima. É claro que gostamos de elogios sobre nossa aparência, após realizar algum trabalho ou alguma conquista, por exemplo. Nós só não estamos acostumados com isso. Mas podemos mudar isso.

O elogio é essencial para a formação de nossa autoestima e segurança, principalmente na infância. Os pais precisam elogiar os filhos, moderar as críticas e ensiná-los a fazer o mesmo. Crianças seguras de si serão adultos que se amam como são e reconhecem seu próprio valor, sem a necessidade de aprovação externa. Elogiar e ser elogiado devem ser práticas habituai do nosso dia a dia.

Elogiar é reconhecer qualidades, valores e atitudes no outro. É o ato de transmitir satisfação e bons sentimentos. As palavras podem transformar o nosso dia e o bem estar. O elogio é muito importante para manter um bom clima familiar e organizacional. No final das contas, elogio gera elogio. Quando praticamos o hábito de exaltar as outras pessoas, acabamos por receber tudo isso em troca.

O QUE O ELOGIO PROPORCIONA?

 – Aumenta a autoestima;

 – Sentimento de reconhecimento e aceitação;

 – Aumenta a segurança e confiança em si;

– Aumento na produtividade no trabalho;

 – Fortalece amizades e laços afetivos;

 – Melhora o convívio social.

Não podemos negar que o elogio pode transformar a nós e aos outros. Após esse texto, que tal repensar sobre o assunto e colocar em prática o poder do elogio? Transforme sua casa e seu trabalho. Mostre o valor que cada pessoa tem. Elogiar é uma atitude pequena que traz grandes resultados.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: O poder de um Elogio https://psicologiaacessivel.net/2017/02/27/o-poder-de-um-elogio/ Acesso em: 24 de Maio de 2019

Posts relacionados

Um comentário em “O poder do elogio em nossa vida

Deixe um comentário