Como superar o medo da morte?

3 minutos para ler

Sempre ouvimos dizer que a única certeza que temos na vida é a morte. Somos colocados nesse mundo conturbado e cheio de problemas, vivemos trabalhando quase a vida toda e do nada somos tirados desse mundo da mesma forma como fomos colocados nele, sem motivo e sem aviso prévio.

Vivemos nos questionando o porquê de estarmos aqui, qual é a nossa missão e qual diferença vamos fazer no mundo. A vida no planeta terra é cheia de perguntas não respondidas. Alguns acreditam no big bang e outros acreditam na criação divina. E talvez, nem no final da vida vamos saber qual é a verdade.

Não é algo incomum nós termos medo da morte, mesmo sendo um processo natural da vida. O medo vem do desconhecido. Nós não sabemos se tudo acaba com a morte, se vamos entrar em um sono eterno ou se vamos para outra dimensão. Ninguém nunca voltou para nos dizer, não é mesmo?!

Depois de tanta luta, quedas e superação, não parece justo tudo acabar. Por isso, buscamos conforto na religião que mais nos cativa. Seja ela qual for, cada uma tem suas próprias crenças e visões sobre a morte. Nos agarramos a isso para aliviar o medo do dia que partiremos desse mundo. O ser humano é tão evoluído a ponto de chegar à lua, mas ainda não descobrimos um jeito de saber para onde vamos depois de tudo isso.

Não existe um passo a passo para superar o medo da morte. Vale o ditado: aceita que dói menos. Em meio a tantas duvidas, só podemos aceitar o fato de que a morte é natural e faz parte de cada ser vivo. Não podemos escapar. Todos nós chegaremos à ultima estação e teremos que desembarcar em algum momento.

Precisamos fazer com que nossa trajetória nesse mundo valha a pena. Devemos aproveitar a vida, cada dia de sol e cada dia de chuva, abraços, lágrimas e sorrisos. Vamos encarar o mundo, a vida e a morte. Se não sabemos nossa missão na Terra, vamos criar uma. Pratique o bem, o amor e a paz. Floresça tudo ao seu redor. Dê a mão para quem ama e vá viver enquanto for possível.

Clique aqui e saiba mais!

Disponível em: Medo de Morrer: 6 dicas da Psicologia. https://www.psicanaliseclinica.com/medo-de-morrer/. Acesso em: 20 de Maio de 2019

Posts relacionados

Deixe um comentário