A comunicação é a base para todo relacionamento dar certo, seja ele entre familiares, amigos ou companheiros. Nos dias de hoje, a comunicação digital tem tomado o lugar da conversa cara a cara. Há muita interação no mundo virtual que nos afastam do diálogo presencial. Muitas vezes deixamos de lado as pessoas que moram na mesma casa para assistir algo na TV, jogar um jogo online, navegar na internet e coisas do tipo. Acabamos por excluir essas pessoas de nossa vida, mesmo estando presente fisicamente no mesmo lugar, pois o mundo digital ocupa grande parte do seu tempo.
As crianças estão cada vez mais ligadas na internet e passam a ter mais amigos virtuais do que na “vida real”. Elas passam mais tempo em frente ao computador ou vídeo game a ponto de não querer ir brincar fora de casa ou passear com a família. Isso prejudica muito o relacionamento do individuo com a família e o mundo exterior. Muitas vezes os pais nem sabem o que a criança está fazendo no mundo digital. E isso é um perigo!
PAPEL DA FAMÍLIA
É muito importante reerguer o contato físico e emocional com quem amamos. E para isso, precisamos criar um círculo de confiança e apoio entre os familiares. É preciso estimular o diálogo e cultivar a empatia entre essas pessoas. É através disso que iremos conhecer melhor o outro, suas opiniões, gostos, sentimentos e necessidades. Da mesma forma que possamos nos deixar conhecer por eles. A família deve ser um ponto de referência e segurança para as crianças e jovens. É através dela que eles vão aprender a dialogar, expressar seus sentimentos e admitir erros, por exemplo. É dever de cada família ensina-los a utilizar o diálogo para resolver suas frustrações e conflitos.
COMO SE COMUNICAR?
Algumas vezes cometemos o erro de nos comunicar de forma agressiva com intuito de deixar claro o que queremos, mas isso só causa o efeito contrário. O psicólogo americano Marshall Rosenberg explica que toda violência é resultado de uma necessidade não atendida. Em seu livro “Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, o psicólogo explica que devemos utilizar uma linguagem positiva, evitar frases abstratas ou ambíguas e formular nossas solicitações na forma de ações concretas que os outros possam realizar.
Esteja aberto a ouvir o que os outros tem a dizer, sem julgamentos e represálias. Ser compreensivo e orienta-los da melhor forma com paciência e diálogo vai ajudar a criar um vinculo significativo entre essas pessoas. Seja o porto seguro e o refugio de seus filhos, netos, sobrinhos e etc. Esse é um laço que dura pela vida inteira.b
Clique aqui e saiba mais!
Disponível em: Você sabe qual é a importância do diálogo em família?https://comshalom.org/voce-sabe-qual-e-a-importancia-do-dialogo-em-familia/ Acesso em: 11 de Abril de 2019
Um comentário em “A importância do diálogo na família”