Longevidade: como envelhecer feliz e saudável?

3 minutos para ler

A cada ano que passa, a expectativa de vida do brasileiro aumenta, mas a pergunta que fica sobre longevidade é: como envelhecer feliz e saudável?

Acontece que mesmo com a possibilidade de viver mais, por causa dos avanços da sociedade como um todo, a vida moderna está trazendo uma série de novos desafios às pessoas. Por isso, não se trata apenas de deixar o tempo passar, mas sim de tomar medidas que ajudem a envelhecer com mais alegria e qualidade de vida.

Pensando nisso é que hoje vamos entender um pouco mais sobre a longevidade: como envelhecer feliz e saudável.

Expectativa de vida no Brasil

Existem inúmeras pesquisas e estudos científicos que mostram que as pessoas no mundo inteiro estão vivendo mais.

O relatório de 2019 feito anualmente pela Worth Health Statistics e depois publicado pela ONU (Organização das Nações Unidas) prova isso. Segundo ele, somente no Brasil, a expectativa de vida subiu de 69,9 para 75,1 anos de idade apenas entre 2000 e 2016.

Já dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que em 2018 houve um aumento da expectativa de vida do brasileiro para 76,3 anos. Isto é, três meses a mais do que a expectativa registrada em 2017.

Nesse artigo mostramos o segredo para envelhecer bem. Acompanhe!

Dicas para alcançar a longevidade e envelhecer feliz e saudável

Não é só porque os dados mostram que a expectativa está aumentando que podemos ficar parados de braços cruzados esperando os anos passarem.

Portanto, veja algumas dicas de longevidade a seguir, que vão ajudar você a envelhecer feliz e saudável.

Atividades para o corpo

À medida que os anos passam, é normal ficar mais sedentário, mas é importante manter o corpo ativo durante o dia todo, não apenas com atividades físicas.

Por isso, você pode começar a ir caminhando na padaria, comprar uma coisa pequena no supermercado ou até mesmo trocar o uso de elevador por escadas.

Isso atenua a perda da resistência cardiovascular e de massa magra comum com a chegada da idade.

Desfrutar da presença de amigos

Com o passar dos anos, troca-se quantidade por qualidade e é por isso que não é necessário ter muitos amigos, apenas cercar-se dos bons.

Isso ajuda na liberação de hormônios importantes para o humor, evitando a depressão e prevenindo problemas cardiovasculares.

Evitar tabagismo e consumo de álcool

Esses hábitos são inimigos da saúde e podem causar hipertensão, câncer, AVC, enfarte e outras doenças que diminuem a qualidade de vida e não permitem ter longevidade para envelhecer feliz e saudável.

Atividades para a mente

Manter a mente ativa também é essencial para não perder qualidade de vida. Pode ser um passatempo simples como palavras-cruzadas e bordado a algo mais elaborado, como aprender um novo idioma.

Alimentação

Optar por uma alimentação saudável ajuda o corpo a obter os nutrientes necessários para funcionar bem. Mais do que isso, o metabolismo tende a ficar mais lento com o passar dos anos, portanto, é preciso se adequar.

Agora você já sabe como aumentar a sua longevidade. Pronto (a) para colocar essas dicas em prática?

Quer conhecer mais sobre os planos da Riopae? Entre em contato com nossa central de atendimento e tire suas dúvidas!

Posts relacionados

Deixe um comentário